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como fazer exercícios em casa

7 Exercícios Funcionais Para Fazer em Casa

Seja na academia, no parque, em uma quadra e até na sua residência, fazer alguma atividade física é essencial para você manter a sua saúde e a forma. Então, em momentos em que não há possibilidade de sair, faça exercícios funcionais em casa mesmo! Essa é uma alternativa que muitas pessoas estão adotando e que realmente traz resultados.

Neste artigo você encontrará mais informações sobre:

  • praticar exercícios funcionais em casa;
  • 7 exemplos de exercícios funcionais;
  • dicas para iniciantes.

Pratique exercícios funcionais em casa!

O isolamento social não é um impedimento para você se exercitar, sabia? Fazer exercícios funcionais em casa é mais fácil do que você imagina. Isso porque não é preciso de muito espaço ou equipamentos. Mesmo sem academia, você consegue manter a qualidade de vida e a boa forma.

Você pode fazer esses exercícios com a ajuda de aplicativos ou com a orientação ao vivo de um personal trainer online. Antes de começar a praticar, é recomendável a ajuda de um profissional para saber como está sua saúde.

Mas vamos direto ao assunto: você quer saber quais atividades físicas são essas, não é? Então confira as indicações a seguir!

1. Agachamento

Um dos exercícios mais fáceis de praticar em casa é o agachamento. Você não usa nenhum tipo de ferramenta, apenas o próprio corpo e não precisa de muito espaço.

Para fazer a técnica certa, fique em pé e mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros. Mantenha os braços esticados em linha reta para a frente do corpo, depois flexione os joelhos e agache. Mas atente-se para não deixar o tronco ir muito para frente, você precisa manter a coluna reta e bumbum para trás.

2. Agachamento com salto

Utilizando a técnica já citada, neste exercício a diferença é que você salta a cada vez que levanta o corpo para a posição inicial. Essa é uma versão mais desafiadora do exercício e traz benefícios como tonificação do músculo, a queima de gordura e o aumento da sua resistência cardiorrespiratória.

3. Polichinelo

Comece em uma posição ereta com os pés juntos, depois pule abrindo as pernas na distância dos ombros e levante os braços como se fosse bater palmas acima da cabeça.

Volte à posição inicial quando os pés estiverem juntos novamente e repita o movimento por um minuto.

4. Agachamento afundo

Coloque a perna direita em frente à perna esquerda, flexione seu joelho em direção ao chão, fazendo com que a perna da frente forme um ângulo de 90 graus. Você fará o movimento de subida e descida por 10 vezes e depois repetir o exercício, mas trocando para a perna esquerda.

5. Panturrilha

Tem algum murinho ou uma superfície da sua casa que tenha uma pequena diferença de nível em relação ao chão? Então, aproveite para usar esse espaço para apoiar apenas a parte da frente dos seus pés (a dos dedos) e com o corpo reto, faça um movimento de subida e descida, como se fosse ficar na ponta dos pés.

A cada subida permaneça 2 segundos e repita por vinte vezes esse exercício.

6. Corrida no lugar

Como o próprio nome indica, corra sem sair do lugar e mantenha os braços na lateral do corpo. Esse é um dos exercícios funcionais para fazer em casa mais práticos e que traz muitos benefícios, como:

  • redução de dores nos joelhos;
  • desenvolvimento do equilíbrio, agilidade e coordenação;
  • diminuição do risco de quedas e lesões;
  • melhora da postura.

7. Pular corda

Esse é um dos exercícios funcionais para fazer em casa mais conhecidos e mais divertidos, afinal, quem nunca pulou corda quando criança não é mesmo? Na época não sabíamos, mas esse exercício traz vários benefícios para a saúde.

Se você não tiver uma corda em casa, apenas simule o ato e dê saltos baixos e firmes, fazendo os movimentos com os braços assim como se tivesse com o equipamento em mãos.

pular corda

Dicas para os iniciantes

Você não precisa ser um super atleta para praticar essas atividades, então, mesmo iniciando agora, vá em frente e comece! Claro que, antes de tudo, é importante ter uma opinião médica, principalmente em casos específicos, caso você tenha algum problema de coluna, coração, etc.

Mas vá no seu ritmo, respeitando seus limites para evitar lesões, tonturas ou dificuldades respiratórias.

Se você ainda é iniciante, tenha o foco de fazer exercícios com salto, corrida, descida e subida, para que dessa forma você ative seus músculos.

Monte uma rotina de exercícios focada em estimular a sua:

  • mobilidade;
  • flexibilidade;
  • equilíbrio;
  • força;
  • resistência;
  • potência;
  • agilidade.

Agora que você já conhece os principais exercícios funcionais para fazer em casa, comente qual é o seu favorito. Aproveite para entender mais sobre os benefícios do treino funcional!

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