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Alimentos para Musculação — Conheça os Essenciais para o Treino de Musculação

Independentemente se você já treina ou quer começar a se exercitar na academia, é importante conhecer os alimentos para musculação. Aliás, é provável que você conheça alguns, como a batata doce. 

 

Mas você sabe o porquê esse alimento é indicado para quem faz atividades musculares? Ao conhecer essa resposta e entender os diferentes tipos de nutrientes, você poderá fazer escolhas que potencializam o seu treino. Então, continue a leitura!

 

Existem alimentos para musculação?

 

Sim, existem alimentos que ajudam no ganho de massa muscular magra. Por isso, eles são mais indicados para quem faz musculação. Que tal conhecê-los?

 

Arroz e feijão

 

Sabia que o prato principal da dieta dos brasileiros fornece todos os aminoácidos que o organismo precisa? Na prática, isso significa que a refeição ajuda na recuperação muscular, até porque, a musculação causa lesões aos músculos. 

No caso do arroz, embora seja visto com maus olhos por ser carboidrato, vale notar que esse nutriente é necessário para o fornecimento de energia. Para quem preferir, é possível trocar a versão comum pela integral, pois contém mais fibras e garante uma saciedade maior. 

 

Frango

Rico em proteínas, o frango costuma ser bastante associado como um dos alimentos para musculação. A fama não é à toa, já que o animal possui um baixo teor de gordura, quando comparado com a carne vermelha.

 

Vale notar ainda que o frango pode ser consumido de diferentes formas: acompanhado de uma salada, arroz e feijão, em cubos com algum legume e muito mais. 

Ovo

O ovo possui albumina, um dos nutrientes que faz parte de diversos suplementos para quem faz exercícios físicos. Essa proteína, que está presente na clara, ajuda na construção e reconstrução muscular, sendo, portanto, muito importante para a saúde.

 

Porém, a gema também é necessária. O interior do ovo é rico em Ômega 3 que, entre outros benefícios, diminui os processos inflamatórios que os exercícios provocam. 

 

Iogurte

 

Agora você pode estar se perguntando: mas o que consumir durante a tarde ou, até mesmo, trinta minutos depois da atividade? O iogurte é uma ótima opção. 

 

Assim como as carnes e o ovo, ele é rico em proteínas, sem contar que pode ajudar você a se refrescar um pouco após os exercícios. Para potencializar o efeito, uma ideia é combiná-lo com um alimento de alto índice glicêmico, como o mel. 

 

Espinafre

 

Lembra do personagem Popeye que comia espinafre e ficava forte? Apesar de não ter um resultado instantâneo, como no desenho, o alimento pode, sim, ajudar a aumentar a massa muscular.

 

O espinafre possui octacosanol, substância encontrada em outras verduras verde-escuras e que aumenta com a captação do oxigênio pelos músculos. Isso faz com que essa parte do corpo tenha mais energia e, consequentemente, possa se desenvolver da melhor forma. 

 

Soja

 

Outro alimento para musculação que é rico em proteína é a soja. Aliás, ela até pode ser uma alternativa para quem não consome carne. 

 

Atualmente, é possível encontrar a soja de diferentes formas, tanto para comer como se fosse um petisco ou misturada com a refeição. 

 

Brocólis

 

Além de ajudar na recuperação muscular, o brócolis pode prevenir as dores que acontecem após os exercícios. É isso o que aponta um estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. 

 

Uma das explicações principais para esse efeito é a alta presença de antioxidantes. Esses componentes neutralizam os radicais livres, preservando melhor as células. 

 

Água

 

Fonte da vida, a água é a bebida mais simples de todas — e que mais costuma ser esquecida pelas pessoas. Porém, vale lembrar que 70% dos músculos são formados por ela. 

 

Sem contar que a água participa da síntese protéica. Então, o consumo dela é essencial para a formação dos tecidos musculares, independentemente do restante da alimentação. 

 

Alimentos ou suplementos para musculação: no que investir?

 

Os suplementos para quem faz academia são muito importantes, porém, eles não substituem os alimentos para musculação. Esse é um erro que muitas pessoas cometem. 

 

Consumir produtos para ganho de massa antes e após as atividades não farão tanta diferença, caso a dieta não esteja equilibrada. Lembre-se de que o suplemento serve para complementar!

 

Busque ajuda médica para saber como potencializar o seu treino. Caso seja necessário o consumo de algum nutriente específico, veja o que a OtimaNutri tem para você!

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