OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
benefícios da linhaça

Benefícios da Linhaça — Aprenda a Usar Linhaça para Melhorar a Saúde!

Há diversos alimentos que ajudam a manter uma dieta equilibrada e uma vida mais saudável, entre eles a semente do linho. São muitos os benefícios da linhaça para o corpo, como o emagrecimento e a prevenção de doenças cardiovasculares, intestinais e cânceres. 

 

Continue lendo para aprender sobre como a linhaça pode melhorar a sua qualidade de vida!

O que é a linhaça?

A semente é rica em fibras, ácidos graxos, ômega 3, ácido alfa-linolênico e é fonte de lignana, que ajuda a prevenir câncer de mama e protege a saúde dos ossos. Também melhora a elasticidade das artérias e ajuda no controle do colesterol.

Existem dois tipos de linhaça: a dourada, que é cultivada em climas frios, tem a casca mais fina e um sabor suave; e a marrom, adaptada para regiões quentes e úmidas, concentrando maior quantidade de fibras e sabor intensificado. 

Quais são os benefícios da linhaça?

Um dos grandes benefícios da linhaça é o auxílio que oferece no emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue, reduzindo o acúmulo de gordura no corpo. O nutriente acelera o metabolismo e gera maior produção de energia.

Também é possível observar a melhora na digestão e na saúde dos rins, pois ajuda a excretar água e sódio, o que evita a retenção de líquido, hipertensão e infarto. Ajuda a manter o equilíbrio hormonal, reduz a vontade de comer alimentos com açúcar e promove a saciedade.

A pele também fica mais saudável, já que os ácidos graxos atuam como um anti-inflamatório natural e previnem a acne e outras doenças relacionadas. O ômega 3 auxilia no crescimento saudável do cabelo e a nutrição das unhas.

 Como usar essa semente?

É possível absorver os benefícios da linhaça através de sementes, farinha, óleo ou cápsulas:

 

  • óleo de linhaça: consumir de 1 a 2 colheres de sopa, preferencialmente antes das refeições ou ao temperar saladas. Não deve ser aquecido, pois pode perder as propriedades nutritivas e fibras;

 

  • suplementos: o óleo de linhaça pode ser transformado em cápsulas, tornando a ingestão mais prática, e podem ser ingeridas de 1 a 2 vezes ao dia, dependendo da indicação profissional;

 

  • farinha de linhaça: oferece grande absorção dos nutrientes e pode ser adicionada a sucos, saladas, vitaminas, frutas, iogurtes, entre outros receitas.

 

O que achou dos benefícios da linhaça? Para quem pratica exercícios e deseja manter um estilo de vida mais saudável, incluir o alimento no dia a dia é uma ótima alternativa!  Lembre-se de consultar sempre um médico ou nutricionista para saber  qual das opções é mais indicada a você.

Aqui na OtimaNutri você encontra as melhores opções de óleo de linhaça e outras soluções para viver com mais saúde e bem-estar! Confira nossas opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!