OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
biotipo mesomorfo

Biotipo Corporal: Saiba Como Identificar o Seu

Você sabe o que é biotipo corporal? Que as pessoas são diferentes entre si nós já sabemos. Mesmo que a sociedade tenha padrões de estética e boa forma, cada um tem um organismo diferente e com suas particularidades.

Por isso, mesmo que você tenha a mesma altura ou peso que uma pessoa, os biotipos podem ser diferentes. Quer entender melhor o que é e quais são os três tipos mais comuns? Então, acompanhe a leitura e confira!

Você sabe o que é biotipo corporal?

O biotipo corporal é a forma física de alguém, por isso, varia de pessoa para pessoa. No entanto, existem três categorias principais e que apresentam necessidades diferentes para manter a boa forma, que são os biotipos:

  • ectomorfo;
  • endomorfo;
  • mesomorfo.

Dependendo de qual é o seu tipo, as estratégias de dieta e exercícios são impactadas de maneiras diferentes para poder atingir os objetivos. É importante saber em qual você se enquadra para adaptar sua rotina de treinamentos e ter resultados melhores.

Por esse motivo, algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras para ganhar massa muscular, por exemplo. Tanto a genética, sistema muscular, metabolismo e o biotipo corporal interferem em como essas alterações são percebidas.

O biotipo corporal tem uma influência genética bastante significativa, portanto o atleta precisa levar isso em consideração ao praticar o esporte que deseja e ao planejamento alimentar para o seu metabolismo e o seu nível de desempenho físico.

É fundamental que a pessoa faça uma avaliação cardiopulmonar também, pois ajuda a determinar o funcionamento do metabolismo e sistema muscular da pessoa, informações que auxiliam a escolher um tipo de treinamento mais eficaz.

Veja a seguir uma explicação mais detalhada sobre cada um dos três tipos de biotipo corporal.

Biotipo ectomorfo

O modelo ectomorfo possui uma estrutura óssea menor, peitoral reto, ombros pequenos e metabolismo acelerado. Geralmente, as pessoas com esse biotipo corporal sentem mais dificuldade para ganhar massa muscular.

Para os ectomorfos, é mais fácil conquistar resultados positivos quando fazem treinos na semana com dias de descanso a mais, e também, quando focam em praticar exercícios com maior nível de intensidade para atingirem a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular.

Porém, esse biotipo corporal em maratonas e treinos de corridas de longa duração, por exemplo, possuem uma grande vantagem. As características das fibras musculares dos ectomorfos têm predomínio oxidativo, ou seja, possuem mais mitocôndrias com alta capacidade oxidativa que ajuda a pessoa a ter maior resistência.

Por isso, mesmo que tenham mais dificuldade para ganhar músculos, eles se superam nos exercícios de resistência.

biotipo ectomorfo

Biotipo endomorfo

As pessoas que são da categoria dos endomorfos apresentam uma maior facilidade para engordar. Geralmente, esse biotipo sente mais dificuldade para a definição muscular, tem acúmulo de gordura corporal, porque o metabolismo é mais lento e não consegue controlar muito bem a ingestão de calorias.

Com relação à hipertrofia, alguém com o biotipo endomorfo pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar músculos. Tudo vai depender muito do treinamento e da disciplina.

Para esses indivíduos, o recomendado é iniciar com treinos de baixa intensidade e ir aumentando gradativamente a intensidade, sempre se atentando a adaptação muscular, a evolução cardiorrespiratória e a metabólica. As pessoas com esse biotipo corporal precisam ter cuidado redobrado com a alimentação, sem cometer exageros.

biotipo endomorfo

Biotipo mesomorfo

Por último, mas não menos importante, temos os mesomorfos, que possuem estrutura óssea grande, maior nível de massa muscular e um físico de atleta. É por isso que esse biotipo corporal é aquele que tem mais facilidade, tanto para o processo de hipertrofia quanto para queima de gordura.

As principais características das pessoas com biotipo mesomorfo são: aparência esportiva (“corpo de atleta”), hipertrofia muscular, pouca gordura corporal, ombros e peitoral largo.

Uma vantagem para essas pessoas é que elas podem consumir mais calorias que o necessário sem se preocupar muito com ganho indesejado de peso. Isso ocorre porque o organismo consegue acelerar o metabolismo dos nutrientes.

biotipo mesomorfo

Como identificar o biotipo?

Agora que você já sabe quais são os três biotipos, pode estar se perguntando como saber qual o seu, não é mesmo? Para saber, observe as características do seu corpo e compare com as informações fornecidas para saber em qual você melhor se encaixa. Lembrando que a opinião de um profissional será mais certeira.

Mas atenção! O biotipo corporal tem aspectos físicos, mas não significa que um seja melhor que o outro. Isso está muito mais relacionado ao metabolismo da pessoa, portanto não deixe de fazer os exames necessários e avaliação.

Agora que você já sabe sobre os biotipos corporais, comente se conseguiu identificar qual é o seu! Leia mais conteúdos da OtimaNutri para se manter informado sobre boa forma, suplementos e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!