Na hora de comprar alimentos saudáveis, muitos consumidores têm dúvidas sobre como ler a tabela nutricional corretamente. Afinal, há palavras ali que não são do dia a dia de todos, como as gorduras saturadas e outros nutrientes.
Porém, o esforço em aprender a interpretar esses dados vale a pena. Assim, você poderá tomar decisões mais conscientes para você e a sua família. Confira no que deve prestar atenção nas embalagens!
Quais informações têm em uma tabela nutricional?
Independentemente se você comprou um biscoito, chocolate ou pão, o tipo de informação que encontrará na embalagem será semelhante. Até porque, as fabricantes são obrigadas a prestar esse esclarecimento ao público.
Veja só quais dados você irá encontrar!
Percentual de valores diários (VD)
Sabe aquele ditado de que tudo em excesso faz mal? Pois bem, ele se aplica à alimentação. Para evitar o consumo demasiado de alguns nutrientes, é importante ler a tabela nutricional, especialmente o percentual de valores diários.
Ele se refere a quanto aquele alimento tem de nutrientes para o seu dia, considerando uma dieta de 2000 calorias. Imagine que esteja escrito que dois biscoitos têm 10% de carboidratos, então, se você comesse vinte, seria o suficiente. Entende?
No entanto, considere que nenhum alimento é capaz de fornecer tudo o que corpo precisa. Ou seja, comer apenas biscoito para obter energia não é o indicado.
Carboidratos
Os carboidratos são os nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. Eles são encontrados sobretudo em doces, massas, arroz e outros alimentos.
Muitas vezes, eles são associados ao ganho de peso. No entanto, a exclusão completa deles da dieta não é recomendável, já que o nutriente é necessário para diversas funções do organismo. Por isso, quem deseja emagrecer deve buscar o auxílio de um profissional para reorganizar a alimentação.
Proteínas
As proteínas ajudam na construção da massa muscular, manutenção de células, tecidos e órgãos. Elas estão bastante presentes no feijão, na lentilha, nas carnes, nos ovos e no leite.
Gorduras totais
As gorduras totais incluem as saturadas, insaturadas e trans. Assim como os carboidratos, esses componentes são fontes de energia. Além disso, a gordura auxilia na absorção das vitaminas A,D,E e K.
Gorduras saturadas
São aquela encontradas em alimentos de origem animal. Em excesso, elas podem elevar o colesterol ruim (LDL) e causar problemas para o sistema cardiovascular. Por isso, é importante que sejam evitadas, na hora que for ler a tabela nutricional e escolher os produtos.
Gorduras insaturadas
Elas agem de forma contrária às gorduras saturadas. Portanto, elas aumentam o colesterol bom (HDL), auxiliando no controle da pressão arterial.
Gorduras trans
É uma substância encontrada em produtos industrializados e que não têm função no organismo. Em excesso, as gorduras trans podem até aumentar o risco do surgimento de doenças cardíacas. Por isso, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu os fabricantes de usar essa gordura nos produtos. O banimento completo ocorrerá até 2023.
Fibra alimentar
A fibra é responsável pelo bom funcionamento do intestino, pois auxilia na absorção da água. Ela também garante maior sensação de saciedade. Então, quem deseja perder medidas pode priorizar alimentos com esse nutriente.
Sódio
O sódio é um dos minerais mais importantes, já que faz parte da contração muscular e auxilia na transmissão de informações entre células nervosas. Em excesso, porém, ele pode elevar a pressão arterial, causar inchaço e fazer mal à saúde.
Para quem tem histórico de pressão alta, é importante ler a tabela nutricional para saber se o alimento é rico nesse nutriente. Nesse caso, o consumo deve ser controlado ou até evitado.
Como ler a tabela nutricional?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre cada componente da tabela nutricional, confira algumas dicas para fazer uma boa análise:
- leia o rótulo de vários produtos antes de comprar;
- prefira alimentos com 0%VD de gorduras e sódio;
- considere os produtos com maior VD de fibras;
- lembre-se de que alimentos sem conservantes e corantes são melhores para a saúde.
Além de ler a composição dos produtos, é importante mudar os seus hábitos e fazer escolhas mais sadias. Em vez de comer um biscoito no café da tarde, por exemplo, que tal uma fruta?
Os alimentos naturais são sempre as melhores opções, independentemente de qual seja o seu estilo de vida. Curtiu essas dicas? Então, confira os outros artigos que a OtimaNutri tem para você!