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como ter definição muscular

Definição Muscular — Como Montar um Treino Para Ter Resultados

A definição muscular é o desejo de muitas pessoas que começam a se exercitar. Isso significa não apenas emagrecer ou ganhar massa, mas, sim, deixar os músculos mais bonitos e atraentes.

Até alguns anos atrás, esse tipo de corpo era bem mais comum em atletas. Atualmente, pessoas de diferentes idades, gêneros, profissões e estilo podem fazer treinos para atingir esse objetivo. Leia mais!

O que você precisa saber sobre definição muscular

Apesar de hoje ser mais comum ver pessoas malhadas, quando o assunto é definição muscular ainda há muita informação desencontrada e mito. Há, por exemplo, quem acredite que a musculação fará com que o corpo fique “grande” demais.

Porém, não é tão simples assim para alcançar o shape do Arnold Schwarzenegger ou outra pessoa assim. Até ele demorou anos para ficar daquele jeito. Sem contar que, além do treino, teve uma dieta específica e outros hábitos para se tornar bodybuilder.

Outro aspecto que os iniciantes não podem deixar de lado é fazer exercícios aeróbicos. Como eles não aumentam os músculos, muitos acreditam que não precisam deles.

No entanto, se o praticante de exercícios ganhar massa, mas não perder gordura, ele ficará com o corpo inchado e não definido. Então, atividades como caminhada, boxe, corrida, natação, entre outras, também são necessárias para definir a musculatura.

Para quem deseja atingir a definição muscular, é preciso ainda se alimentar corretamente. Não basta apenas fazer exercícios, porque sem os nutrientes o corpo não conseguirá evoluir da forma como você deseja.

O sono também é fundamental para esse objetivo. Quando adormecemos, o organismo produz o hormônio do crescimento GH e faz a síntese protéica – processo fundamental para o aumento dos músculos.

Como montar um treino para a definição dos músculos?

Para atingir a definição dos músculos, é importante consultar um professor de educação física. Isso porque esse profissional poderá sugerir a você exatamente os exercícios que você precisa, de acordo com o estágio em que está hoje.

Uma pessoa que está abaixo do peso, outra que está acima e uma que já faz musculação, por exemplo, possuem condições diferentes. Por isso, cada uma deverá partir de ponto para que possam conseguir a forma física que sonham.

Veja só algumas particularidades de cada caso:

Para quem não tem muito volume muscular

Para as pessoas que perderam peso recentemente ou são magras por natureza é importante ganhar músculos antes de mais nada. Isso não significa que elas irão engordar.

Na verdade, o aumento na balança até pode aumentar, mas porque os músculos são mais pesados do que a gordura. Então, não há motivos para preocupação.

O fato é que não é possível obter uma definição do que não existe. Desse modo, será necessário começar uma rotina focada em aumentar o volume muscular. Nesse caso, você pode fazer três ou mais séries com seis a oito repetições.

Para quem ainda precisa emagrecer

Para quem precisa perder gordura, o ideal é fazer exercícios aeróbicos ou voltados para gastar energia. No caso da musculação, você pode se exercitar de uma a três séries com dez a doze repetições.

Embora seja importante ter bastante motivação para começar a treinar, muitas pessoas não definem limite no começo. No entanto, exercitar-se durante várias horas não significa emagrecer rapidamente.

É necessário que as atividades sejam feitas da forma correta e que a alimentação seja balanceada e menos calórica. Dessa forma, ao perder parte da gordura será mais simples para definir o corpo.

Para quem já faz exercícios

Para quem já possui músculos e pratica atividade física frequentemente, é possível montar um treino de oito exercícios de três a quatro séries. Já as repetições podem ser de seis a doze.

A definição é atingida quando todos os grupos musculares são trabalhados, por isso, é tão importante consultar um especialista.

Além disso, o praticante deve ficar atento com o esforço em excesso. O ideal é exercitar uma parte do corpo e no dia seguinte outra parte. Dessa forma, o músculo poderá descansar e, consequentemente, crescer durante o intervalo.

Dicas para atingir a definição muscular

Como já foi dito, os exercícios físicos são apenas um dos aspectos que levam à definição muscular. Para que o corpo perca gordura e aumente o corpo, é necessário se alimentar adequadamente, descansar e ter o acompanhamento de um especialista.

Dependendo do caso, o médico ou nutricionista podem ainda indicar o uso de suplementação para obter os nutrientes. Quer saber mais sobre como atingir seus objetivos na academia? Veja outros conteúdos da OtimaNutri!

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