OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
saiba como deixar de ser sedentário

Deixar de Ser Sedentário — Veja o Que é Necessário para Melhorar a Qualidade de Vida

Você já deve saber que não praticar atividade física pode trazer uma série de prejuízos à saúde, como hipertensão, sobrepeso, dores nas costas e até depressão. Por isso, para ter qualidade de vida é essencial deixar de ser sedentário. 

Óbvio que isso não é fácil, ainda mais para quem não tem afinidade com os exercícios. No entanto, o esforço compensa e pode significar mais saúde, menos idas ao médico e mais disposição para o dia a dia. Confira neste artigo dicas para mudar o seu comportamento agora mesmo!

 

Por que começar a se exercitar

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial não pratica qualquer atividade física. À primeira vista, esse dado pode passar despercebido, já que muitos associam os exercícios a uma boa forma. 

 

Porém, exercitar-se é muito mais do que estar com a aparência que deseja. Na verdade, o principal impacto de deixar de ser sedentário é o ganho com a saúde.

 

Imagine, por exemplo, um automóvel. O que acontece se ele ficar dias, meses e até anos parado na garagem? Na hora de ligá-lo, ele poderá apresentar uma série de defeitos, certo? O corpo humano também é assim. 

 

O organismo precisa se mexer para garantir que tudo irá funcionar da melhor forma. Isso ajudará o sangue a levar nutrientes para onde precisa, evitar o acúmulo de gordura e muito mais. 

 

Como deixar de ser sedentário?

 

Agora que você entende mais sobre o porquê deixar de ser sedentário, vale a pena começar a se planejar para os exercícios. Veja só!

 

O que é preciso para deixar de ser sedentário?

 

Para começar uma rotina de exercícios, é importante primeiro definir uma meta. Isso fará com que você mantenha a motivação. 

 

Vale observar que não adianta planejar se exercitar durante muito tempo logo no início. Como o seu corpo ainda não está acostumado, você vai acabar desanimando e pode até desistir. 

 

Prefira metas realistas, como uma caminhada de quinze minutos. Não tenha pressa, pois conforme o tempo for passando, você poderá aumentar a intensidade do seu treino. 

 

Além disso, é interessante consultar um médico, principalmente se você tiver algum problema de saúde, como uma dor crônica ou fizer uso de medicamentos. O profissional poderá avaliar as suas condições e verificar se você precisa de alguma atenção especial para se exercitar.

 

Como iniciar uma rotina de exercícios?

 

Na hora de montar o seu treino, seja de musculação ou qualquer outra prática, conte com um profissional de educação física. Essa é a pessoa habilitada para passar os exercícios e mostrar como eles devem ser feitos. 

 

Um erro bastante comum dos iniciantes é seguir as recomendações de celebridades. Mesmo que esses indivíduos façam exercícios com acompanhamento, a rotina deles foi pensada para eles. Cada corpo tem uma necessidade, e por isso buscar auxílio é importante. 

 

Vale notar ainda que para deixar de ser sedentário você não precisa frequentar uma academia. É possível realizar exercícios em casa, fazer caminhadas, dançar, entre outras atividades. 

 

Como se alimentar para fazer exercícios?

 

Para garantir disposição e saúde, é necessário que a prática de exercícios seja feita com uma dieta balanceada. Caso contrário, será como se o corpo se desgastasse à toa. 

 

Na musculação, por exemplo, os músculos sofrem lesões e, por isso, o organismo precisa de proteína para se recompor. Os carboidratos, sais minerais e vitaminas também são nutrientes que devem estar na dieta. 

 

Para ajudar você, o ideal é consultar um médico ou nutricionista. Esses profissionais podem passar dietas e dar orientações sobre o que é melhor você consumir antes e após as atividades, dependendo da intensidade e dos seus objetivos. 

 

Afinal, quem pratica luta tem necessidades diferentes de quem dança ou faz caminhadas. Portanto, vale consultar quem entende do assunto para deixar de ser sedentário da forma correta. 

 

É necessário tomar suplemento nessa fase?

 

Depende. Embora o suplemento seja usado por quem pratica exercícios há mais tempo, os iniciantes também podem se beneficiar desse produto. 

 

No entanto, note que a suplementação para quem faz atividade física não deve substituir uma dieta equilibrada. Então, se ao consultar um especialista você perceber que ainda falta algo, pode questionar se o uso de suplemento irá ajudar você. 

 

Até porque, existem diferentes produtos, sendo que cada um é para um objetivo, como perder peso, ganhar massa ou aumentar a energia. 

 

Quer saber mais sobre como você pode deixar de ser sedentário e obter dicas para ter uma vida mais saudável? Acesse os outros conteúdos da OtimaNutri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!