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hipertrofia e definição muscular

Entenda a Diferença de Hipertrofia e Definição Muscular

Hipertrofia e definição muscular são dois conceitos que podem confundir bastante, ainda mais quem é iniciante na academia. Será que são a mesma coisa?

É importante entender esses termos, pois algum deles pode ser o seu objetivo com a atividade física. Dessa forma, você poderá buscar o estilo de vida que realmente trará os resultados que você espera. Entenda mais!

O que é hipertrofia e definição muscular?

Quem não entende de atividade física até pode confundir hipertrofia e definição muscular, porém, são objetivos e treinos diferentes. O primeiro se refere ao aumento da massa magra.

Sabe aquela pessoa da academia que tem os músculos grandes? Isso aconteceu porque ela investiu em exercícios e dietas voltados para o crescimento muscular. Observe que crescimento não é o mesmo que definição, ok?

No caso da definição muscular, o objetivo é modelar os músculos. Dessa forma, o treino pode envolver, ao mesmo tempo, o emagrecimento e o aumento da massa magra. Sim, é possível. Afinal, para que o corpo seja modelado é necessário perder gordura, enquanto os músculos crescem também.

Como acontece a hipertrofia?

A hipertrofia é causada por um estresse, um desgaste no músculo. Quando a pessoa faz musculação e, portanto, pega peso, o corpo sofre pequenas lesões nas fibras. Para se recuperar desse esforço, o tecido cresce.

Porém, não basta pegar pesado para que os músculos cresçam. O aumento só acontece se depois dos exercícios o praticante se alimenta corretamente e descansa. A dieta é fundamental para fornecer nutrientes ao corpo. Já o descanso é importante para completar o processo e permitir que o organismo tenha energia para sofrer a hipertrofia.

Outro aspecto importante é que a hipertrofia leva tempo. Não adianta se matricular hoje na academia e esperar que na semana seguinte esteja com o corpo mais musculoso. Em geral, os resultados aparecem após seis meses.

Como acontece a definição muscular?

Para que haja a definição muscular, é necessário perder gordura e aumentar a massa magra. O primeiro passo, portanto, é fazer exercícios aeróbicos que são aqueles que queimam mais energia.
Atividades como caminhada, corrida, dança, futebol e muitas outras ajudam a transformar a gordura em energia. Já a musculação, assim como na hipertrofia, permite modelar os músculos.

O que irá determinar se o músculo será definido ou aumentado será a rotina de exercício e a carga. A escolha do peso e das repetições de cada atividade irá definir como o corpo irá se comportar.

Dicas importantes para alcançar a hipertrofia ou a definição muscular

Agora que você sabe o que é hipertrofia e definição muscular, qual objetivo deseja seguir? Em termos de dificuldade, as duas metas podem ser alcançadas no médio prazo e requerem disciplina.

Além disso, como já foi dito, a dieta tem um papel importante. Engana-se quem acredita que basta fazer exercícios e se alimentar de qualquer jeito. Até porque, o alimento é o combustível do corpo. Então, sem os nutrientes necessários, você não conseguirá evoluir como deseja.

Veja só algumas dicas para atingir seus objetivos!

Alimente-se corretamente

Por mais que a sua rotina seja corrida e você tenha pouco, é importante parar um pouco e fazer as refeições corretamente. Lembre-se de que os pratos devem ser coloridos, isso é, com arroz, feijão, proteínas e legumes, para a hipertrofia e definição muscular.

Alguns nutrientes são ainda mais importantes para a construção dos músculos. Esse é o caso da proteína que pode ser encontrada na carne vermelha, no frango e em leguminosas. Para saber mais sobre qual dieta é ideal para você, vale a pena consultar um nutricionista.

Foque nos exercícios

Quando estiver se exercitando, foque no que está fazendo. Evite distrações, conversas paralelas e até se esforçar além do que dá conta.

Não adianta tentar pegar um peso muito pesado, por exemplo, se você estiver fazendo o exercício da maneira errada. O que faz o músculo crescer é o movimento – então, o erro pode não trazer resultados, e até machucar.

Use suplementos se for necessário

Algumas pessoas não conseguem obter todos os nutrientes necessários apenas com a dieta, seja porque a atividade física exige demais ou por outra condição específica. Nesses casos, pode ser interessante utilizar algum suplemento.

Existem diversas opções no mercado, desde proteínas até vitaminas. Mas lembrando que esses produtos são complementares à dieta. Ou seja, a alimentação continua sendo a base de qualquer estilo de vida saudável.

Quer saber mais sobre como você pode conseguir hipertrofia e definição muscular? Veja os outros conteúdos da OtimaNutri!

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