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exercícios físicos no verão

8 Práticas Para Fazer Exercício Físico no Verão com Saúde

É comum as pessoas praticarem exercício físico no verão, pois além do clima ser mais agradável do que no frio, é bem na época de começo do ano em que estamos com a energia renovada e dispostos a adotar hábitos mais saudáveis. 

 

Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados antes de se jogar nessas atividades nessa estação, principalmente em um país tropical como o Brasil. Pensando nisso, a Otimanutri reuniu sete dicas para se exercitar e ter mais saúde no verão. Confira!

 

Cuidados antes de praticar exercício físico no verão

O verão no Brasil atinge temperaturas muito altas e a exposição solar também é muito forte. Portanto, siga algumas orientações antes da prática de exercício físico, como:

 

1. Melhor horário para se exercitar no verão

Para você que pratica exercício físico no verão ao ar livre, é importante saber que nem todos os horários são recomendados para isso. O mais indicado é de manhã, até às 10h, e depois somente após às 16h. 

 

Isso ocorre porque o risco de doenças decorrentes de muita exposição ao sol — como o câncer de pele —, é menor nesses horários. Tomar esse cuidado também evita o envelhecimento precoce. 

 

2. Proteção da pele

Além de praticar exercício físico em horários em que a exposição ao sol é menos prejudicial, é muito importante sempre utilizar um protetor solar. Esse item não pode faltar e para se proteger, você pode usar um de fator 30 para cima. 

Para quem for se exercitar na praia, o cuidado deve ser redobrado, pois a areia branca reflete os raios solares.

 

3. Hidratação

Beber bastante água deve ser uma prioridade todos os dias, mas isso se intensifica ainda mais se você for praticar exercício físico no verão. Devido ao forte calor, o corpo perde água e sais minerais (inclusive sódio) com maior facilidade e isso aumenta as chances de você sentir tonturas e mal-estar. 

Evite ingerir bebidas alcoólicas, com cafeína, ou qualquer outra que tenha substâncias diuréticas, pois elas aceleram o processo de perda de líquidos do organismo.

Vale ressaltar que uma das principais causas das cãibras musculares é a desidratação, portanto beba muita água. 

 

Quais exercícios praticar no verão?

Depois de tomar todos os cuidados necessários, escolha a atividade que mais agrada ou que é recomendada para você e o seu objetivo. Afinal, os exercícios podem ser tanto para manter uma vida mais saudável, quanto para abandonar o sedentarismo, emagrecer, ganhar massa muscular ou só um hobbie para se distrair. Veja alguns exemplos para praticar:

 

4. Alongamento

O alongamento é a base para qualquer exercício físico. Ele é indispensável e deve ser feito antes das atividades para que a prática seja mais segura e eficiente, já que reduz os riscos de lesões e cãibras.

 

5. Esportes aquáticos

O melhor tipo de exercício físico no verão é o esporte aquático. Afinal, as atividades na água aliviam bastante o calor.  Existem várias opções do que praticar, entre elas:

 

  • natação;
  • mergulho;
  • surf;
  • hidroginástica;
  • remo;
  • entre outras. 

 

Essas atividades além de serem prazerosas, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e fortalecem membros superiores e inferiores. 

 

6. Pular corda

Nesse verão pular corda é uma ótima forma de gastar calorias de maneira prática, principalmente porque você pode se exercitar de casa. Além disso, a pessoa pode usar a criatividade e fazer saltos diferentes. Apesar de ser um exercício simples, quem tem problemas nos joelhos ou ombros deve evitar essa prática.

 

Pular corda auxilia a tonificação muscular, melhora a estrutura dos pés, o equilíbrio, a coordenação e a agilidade. 

 

7.Corrida ou caminhada

Caminhar ou correr são duas atividades que melhoram muito o condicionamento físico do corpo, além de fortalecerem os membros inferiores. Cada pessoa pode ir em um ritmo adequado para si e se beneficiar com a melhora que o esporte traz à saúde. 

 

8.Ciclismo

Pedalar em ciclovias, trilhas e até em academias promove a melhora do condicionamento físico, fortalece as pernas, ajuda a eliminar muitas calorias, enrijecer os músculos das coxas e é um exercício físico recomendado para pessoas de todas as idades. 

Gostou das dicas? Prepare-se e comece a praticar atividades nesse verão e no resto do ano também! Veja os conteúdos da OtimaNutri para saber como se manter em forma e saudável!

 

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