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Exercício Físico — Veja a Importância e Quais são os Melhores para Fazer em Casa

O exercício físico não é importante apenas para a aparência, como fundamental para a saúde. Isso porque a movimentação do corpo melhora a circulação sanguínea, leva mais oxigenação para todas as partes e muito mais.

O organismo é como um carro, ou seja, precisa estar sempre “ligado” e andando de vez em quando. Caso contrário, é maior o risco de apresentar falhas e problemas.

Então, se a atividade vale tanto a pena, por que não se dedicar um pouco a ela? É possível se exercitar até em casa. Sobre esse assunto, você verá:

  • quais são as vantagens de fazer exercício físico?
  • como começar a fazer exercícios em casa?
  • quais atividades físicas podem ser feitas em casa?

Quais são as vantagens de fazer exercício físico?

Fazer exercício físico é muito vantajoso para a maior parte das pessoas. Primeiramente porque as atividades ajudam a queimar calorias e a manter o peso ideal. Dessa forma, se você tem dificuldades para conquistar a forma que deseja, deixar o sedentarismo de lado pode ajudar.

Além disso, quem faz exercícios com frequência costuma ter mais energia no dia a dia. Então, se você tende a sentir bastante cansaço durante a sua rotina, movimentar-se pode ser a solução para ter disposição.

Outra vantagem de sair do sedentarismo é melhorar a saúde mental. Sabia que se exercitar diminui sinais de estresse, tristeza e desânimo? Isso ocorre porque a movimentação faz a mente trabalhar melhor e, consequentemente, ter maior sensação de bem-estar.

E aí, o que acha de deixar a preguiça para trás e se planejar para começar uma rotina mais ativa? Agora você vai ver quais exercícios pode fazer em casa. Assim, mesmo que não tenha tempo ou dinheiro para frequentar uma academia, poderá realizar as atividades e obter esses benefícios que foram listados.

exercícios físicos

 

Como começar a fazer exercícios em casa?

O primeiro passo para fazer exercício físico é definir quando você irá se dedicar a isso e onde. Mesmo com uma rotina corrida, é possível tirar pelo menos uns 15 ou 20 minutos de duas a três vezes por semana para cuidar da saúde, certo?

No que se refere ao local, também não é preciso se preocupar. A maior parte dos exercícios não requer um amplo espaço. O importante é que você faça as atividades em um piso que não seja escorregadio e onde não haja a circulação de pessoas. Isso garantirá a sua tranquilidade e segurança.

Além do mais, vale a pena pensar em uma roupa confortável. Afinal, você irá se movimentar e suar. Uma ideia é usar uma camisa e um short que não sejam apertados.

Depois de providenciar esses passos, é hora de pensar nos exercícios em si. Confira estas dicas!

Quais atividades físicas podem ser feitas em casa?

Outro fato interessante sobre os exercícios físicos é que existem vários tipos deles. Ou seja, é provável que você goste de algum, então, vale a pena testar.

Entre as atividades que você pode fazer em casa, sem qualquer máquina ou equipamento mais complexo estão:

  • polichinelo: é um clássico! Nesse movimento, você precisa unir as pernas e os braços e depois saltar. Durante o salto, é necessário abrir e fechar os braços e as pernas, como se formasse um arco;
  • agachamento lateral: nesse exercício, você deve dar um passo para o lado, ao mesmo tempo em que contrai o abdômen e agacha de forma paralela ao solo;
  • abdominal: para essa atividade, você precisa sentar no chão, apoiar as mãos no chão e erguer as pernas. Em seguida, incline o tronco para trás e estenda suas pernas para a frente, flexionando-as;
  • flexão de braços: primeiramente, fique na posição de flexão de braços (com a barriga para baixo) e deixe as mãos afastadas em uma largura um pouco maior do que os ombros. Então, flexione os cotovelos, desça seu corpo devagar e deixe o peito encostar no chão. Erga os pés, as mãos e faça uma breve pausa, retornando para a posição inicial em seguida.

Há muitos outros exercícios que você pode realizar em qualquer lugar. Só tome cuidado durante a execução para não fazer qualquer movimento brusco, ok?

Caso precise, queira ou tenha dificuldades, busque um profissional de educação física. Ele poderá, inclusive, indicar um treino específico para os seus objetivos. Aliás, existe até personal trainer online que você pode consultar.

Quer saber mais sobre como você pode fazer exercício físico? Leia aqui sobre o que é e quais são as vantagens do treino funcional!

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