OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares

Maca Peruana em Pó: Aprenda Como Usar e Para que Serve

Você já ouviu falar da maca peruana em pó? Essa espécie de suplemento é feita a partir de um tubérculo que é encontrado na região dos Andes. Nos últimos anos, o alimento se popularizou principalmente por ter propriedades associadas à fertilidade.

Porém, a maca tem muitos outros benefícios para a saúde. Saiba quais são e como utilizá-la na sua alimentação!

Para que serve a maca peruana?

Diversos estudos já comprovaram que a maca peruana é rica em vitaminas, minerais e proteínas muito importantes para a saúde. Confira os principais benefícios que ela pode proporcionar:

Aumenta a fertilidade masculina

O aumento da libido é um dos efeitos mais famosos da maca peruana. Além disso, de acordo com pesquisa da Universidad Peruana Cayetano Heredia, homens que consomem esse produto aumentar a quantidade de sêmen e, consequentemente, a fertilidade.

Outro estudo, publicado no Journal of Andrology, também apontou que os indivíduos que consumiram a maca por quatro meses melhoraram o desempenho sexual, evitando a disfunção erétil.

Controla a diabetes

Adicionar a maca peruana em pó na dieta ajuda a diminuir a absorção de glicose no organismo. Sem contar que o alimento, quando consumido com regularidade, inibe uma enzima que faz parte da digestão.

Por isso, quem tem a doença crônica pode evitar que a insulina seja liberada de uma vez, o que aumentaria a resistência à substância.

Diminui os sintomas da menopausa

A maca peruana também garante mais bem-estar para as mulheres que estão na fase da menopausa. Durante essa etapa, por causa da queda hormonal, é comum sentir uma série de sintomas, como ondas de calor, irritabilidade, problemas no sono e até secura vaginal.

O tubérculo age nesses efeitos, pois ajuda a equilibrar os hormônios. Além disso, ele evita a desmineralização, o que diminui a fadiga e deixa o corpo mais hidratado.

Melhora o bom humor

Outro aspecto interessante da maca é que ela possui compostos vegetais chamados flavonoides, responsáveis por dar mais ânimo e disposição. Como a menopausa é a fase em que as mulheres mais costumam se sentir indispostas, a Center for Chronic Disease Prevention and Management (Austrália) fez um estudo com elas.

O resultado foi que o alimento, realmente, melhora os hormônios e aumenta a disposição. Então, se você precisa de mais energia, ele pode ajudar.

Aumenta o desempenho esportivo

Por falar em energia, a maca peruana também é muito benéfica para quem pratica exercícios físicos com regularidade. Segundo pesquisa da School of Psychology and Sports Sciences, ciclistas conseguiram melhorar o desempenho depois de consumir o produto por duas semanas.

Além disso, quando ingerida após uma atividade, a maca reduz a fadiga muscular e as dores. Esse efeito ocorre porque ela diminui o ácido láctico e ácido malônico que surgem depois que o corpo se exercita.

Melhora a imunidade

Rica em vitaminas, zinco e magnésio, a maca peruana é uma grande aliada da imunidade. Vale notar que ela também aumenta os níveis de antioxidantes, cujo papel é proteger as células sadias.

Ajuda a emagrecer

Por ser rica em fibras e carboidratos complexos, a maca peruana em pó aumenta a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa sinta menos fome. Além disso, as fibras também ajudam o sistema digestivo a funcionar melhor e evitar inchaços.

Como usar a maca peruana em pó?

Para usar a maca peruana em pó é bastante simples. Ela pode ser adicionada em sucos, sopas, bolos, tortas e muito mais.

Apesar de todos os benefícios, o alimento não é recomendável para grávidas e lactantes, pessoas com problemas hormonais, endometriose e outras disfunções crônicas. Em todo caso, é importante consultar um médico ou nutricionista para saber qual é a dose ideal por dia.

Veja algumas formas de adicionar o suplemento na alimentação:

  • café: a maca pode ser usada para polvilhar a bebida;
  • creme: seja de abacate, amendoim ou outro patê para colocar no pão, o suplemento pode ser adicionado;
  • smoothie e suco detox: ajuda a potencializar a ação dos outros alimentos presentes na bebida;
  • bolos, tortas e panquecas: o pó não interfere no sabor desses pratos, além de trazer muitos benefícios.

Na OtimaNutri, você encontra diversas marcas de maca peruana em pó e em cápsulas sempre com preços especiais. Não perca mais tempo! Adicione esse produto na sua alimentação e garanta todos os benefícios que ele possui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!