OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
como tomar multivitamínico diário

Multivitamínico Diário — Como Tomar Multivitaminico em Diferentes Idades

O multivitamínico diário é um importante aliado da saúde, em diferentes etapas da vida. A diferença desse produto para um alimento é que, como o próprio nome sugere, ele possui vários nutrientes.

Quer saber mais sobre essa suplementação? Leia este artigo e tire as suas principais dúvidas!

Por que tomar multivitamínico diário?

Para funcionar adequadamente, o organismo precisa de vários nutrientes, incluindo uma série de vitaminas — A, B, C e muito mais. Em geral, os alimentos possuem algumas delas. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C. Já a cenoura possui bastante vitamina A.

No entanto, por conta da rotina corrida, nem sempre é possível ingerir todos os nutrientes necessário ou nas proporções adequadas. Para suprir essa carência que existem os polivitamínicos.

A falta de nutrientes pode ser refletida em vários sintomas, como insônia, irritabilidade, unhas fracas e queda capilar. Por isso, quando associado a uma dieta balanceada, o multivitamínico diário pode garantir mais saúde e bem-estar.

Como adicionar o multivitamínico na rotina?

Existem diferentes multivitamínicos no mercado, o que pode gerar uma série de dúvidas. Para escolher o mais adequado, é importante consultar um médico.

Dessa forma, o profissional poderá realizar exames e analisar o seu quadro para saber que tipos de vitaminas estão em falta. Além do mais, dependendo das condições do paciente, é possível que ele tenha uma restrição a alguma fórmula.

Então, antes de começar a consumir o produto por conta própria, busque auxílio de um médico de confiança. Assim, você poderá usar o produto e obter todos os benefícios que deseja.

Quanto e quando tomar o multivitamínico?

Não existe um horário certo para tomar o multivitamínico. Afinal, cada substância age de uma forma no organismo.

Porém, em geral, os fabricantes recomendam que o consumo seja feito durante uma refeição. Vale notar que isso pode não se aplicar ao café da manhã, caso a suplementação seja de ferro.

Se o paciente beber leite durante a manhã, por exemplo, o cálcio poderá prejudicar a absorção de ferro. Por conta dessas particularidades, o ideal é definir com um médico o melhor momento tomar o produto.

A quantidade também é algo individual. Dependendo do peso e das condições de uma pessoa pode ser necessário tomar dois comprimidos. Para outra, a dose recomendada pode ser de apenas um.

Lembrando ainda que o uso exagerado de multivitamínico não garante mais benefícios, muito pelo contrário. A alta dosagem pode gerar problemas ao organismo.

Quais tipos de multivitamínico diário existem?

Atualmente, existem diferentes tipos de multivitamínico diário de acordo com algumas necessidades. Veja só!

Para crianças

Os multivitamínicos para crianças, em geral, são gomas fáceis de ingerir e que atuam no fortalecimento do sistema imunológico e na formação dos ossos.

Como nessa fase da vida, o indivíduo ainda está formando o sistema de defesa e os ossos, é importante que os nutrientes que agem nisso estejam presentes.

Para idosos

Assim como os pequenos, os mais velhos também possuem necessidades especiais. Nessa etapa da vida, é comum, por exemplo, ter problemas de visão, memória, coração e cãimbras.

Para ajudar a superar esses desafios e garantir maior qualidade de vida, os suplementos ricos em vitamina A, C, E e potássio são muito importantes.

Para gestantes

Durante a gestação, também é necessário consumir diversas vitaminas para garantir o desenvolvimento saudável do feto e a saúde da mãe. O ferro, por exemplo, é um dos nutrientes que costumam cair bastante nessa fase.

Além dessa substância, é importante ingerir ácido fólico, magnésio, cálcio, etc. Um multivitamínico diário pode ser a solução, desde que o médico faça a recomendação.

Para mulheres

Há ainda multivitamínicos especiais para as mulheres, focados em garantir um aspecto saudável para a pele, os cabelos e as unhas.

Esses produtos são ricos em vitamina E, vitamina D, zinco e outros nutrientes. Lembrando que eles só garantem todos esses benefícios, quando complementam uma dieta diversificada.

Já pensou em consumir multivitamínico diário? Como visto, esse suplemento pode ajudar em diversos aspectos, desde o bebê na barriga da mãe até a garantir vigor para quem tem idade avançada.

Consulte o seu médico antes de começar a tomar esse produto!

Quer conferir outras dicas para ter mais saúde e bem-estar? Continue no Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares OtimaNutri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!