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Musculação vs Cardio: Escolha o Treino Correto para Você

Musculação vs cardio: qual é o melhor treino para ficar em boa forma, ganhar massa magra, ter mais saúde e disposição? Praticar qualquer atividade física provavelmente vai te ajudar, porém, cada tipo de treino auxilia mais em um objetivo do que outro. Afinal, você prefere tonificação muscular ou perder peso?

 

Continue lendo o artigo para identificar qual se encaixa mais na sua situação!

 

Diferenças entre treino de musculação e cardio

O treino de musculação serve para aumentar a queima de gordura corporal, pois acelera o metabolismo. Com isso, o corpo continua queimando calorias mesmo depois de muitas horas do fim do treino. Porém, além de emagrecer, esse tipo de exercício ajuda principalmente na tonificação e hipertrofia dos músculos. 

Já os exercícios de cardio são ideais para quem procura perder peso, pois aumenta a temperatura interna do corpo e acelera a frequência cardíaca e o metabolismo. Porém, as atividades aeróbicas queimam massa magra, portanto se o seu objetivo é justamente crescer os músculos, então é melhor tomar cuidado com esse tipo de treino.

Mas vale lembrar que nada disso impede você de fazer os dois! É possível sim combinar os tipos de exercícios, basta respeitar os períodos de descanso entre os treinos. Você pode alternar entre os treinos: faça um dia de cardio, no outro faça a musculação, ou vice-versa. 

 

Musculação vs cardio: qual fazer primeiro?

Se você quer ganhar mais músculos, o indicado é fazer exercícios de cardio depois do treino de força e com um bom tempo de descanso entre eles. Afinal, levantar peso é uma tarefa difícil e que demanda muita energia física e mental. Além disso, fazer musculação estando cansado após o aeróbico aumenta a chance de sofrer lesões.

Isso não quer dizer que você não possa começar com exercícios de cardio. Essa é uma ótima forma de se aquecer e preparar o corpo para os exercícios. Apenas tome cuidado para não praticar algo muito puxado antes de fazer a musculação. Confira também os suplementos que podem te ajudar na definição muscular.

 

Condicionamento cardiovascular

Se o seu objetivo é melhorar o condicionamento e a saúde do coração, começar pelo aeróbico é uma opção ideal. Nesse caso, fazer o treino de musculação antes do cardio pode fadigar os músculos, prejudicando sua postura durante o exercício aeróbico.

Entre as atividades que você pode fazer estão a natação, usar o elíptico, remar, caminhar, correr ou andar de bicicleta. Escolha uma atividade de cardio que você goste de fazer e lembre-se de que quanto mais intenso o treinamento, o tempo de recuperação é maior.

 

O que queima mais gordura?

Musculação vs cardio: quer saber qual deles ajuda mais a emagrecer? Talvez você se surpreenda, mas a musculação é o treino mais eficiente do que o cardio nesse sentido. Isso porque para o crescimento da massa magra e a hipertrofia, o músculo queima mais calorias em repouso. 

Outro exemplo de exercício que pode ajudar é o HIIT, uma ótima opção para quem quer perder peso. Esse tipo de treino consiste em fazer atividades de alta intensidade por um curto período de tempo e descansar de forma intercalada. 

Além de praticar frequentemente, a alimentação balanceada é essencial para o emagrecimento. Não vai adiantar fazer atividade física, mas consumir diariamente muito mais do que o necessário e alimentos calóricos, gordurosos e sem os nutrientes necessários. 

 

Afinal, qual o melhor: musculação vs cardio?

Se você ainda está na dúvida entre musculação e cardio, analise bem qual é o seu objetivo:

 

  • se a sua meta é ganhar mais resistência, prefira o treino de cardio;
  • para queimar gordura e emagrecer, faça o treino de força;
  • se quiser ficar mais forte, faça o treino de musculação;
  • se o objetivo é manter a forma, pode fazer o que preferir.

 

Em ambas as opções você estará se beneficiando do exercício físico, portanto é apenas uma questão em qual resultado você pretende focar. Consulte um profissional para desenvolver o treino perfeito para você. 

Gostou das dicas? Prepare-se e comece a praticar atividades nesse verão! Veja os conteúdos da OtimaNutri para saber como se manter saudável e em forma!

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