OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares

Palatinose – O Que É e Como Ela Influencia Em Sua Energia

A palatinose, também chamada de isomaltulose, é uma substância que promove maior energia física por um tempo prolongado, sendo a solução ideal para quem procura resistência e rendimento físico.

Além disso, uma forma de conseguir energia o bastante para realizar atividades é por meio dos carboidratos, que por muitas vezes são as principais substâncias que são cortadas de dietas. E é neste momento que o suplemento isomaltulose entra em ação.

Neste artigo, você verá:

  • o que é a palatinose;
  • quais os benefícios da palatinose;
  • para que serve e como funciona o suplemento isomaltulose;
  • se a palatinose ajuda no emagrecimento;
  • como tomar a palatinose;
  • se existe algum efeito colateral causado pelo uso da substância isomaltulose.

O que é a palatinose?

Como mencionamos anteriormente, as pessoas cortam carboidratos comuns na grande maioria das dietas. Porém, existe um carboidrato em especial que potencializa a alimentação balanceada: a palatinose.

Ela é um carboidrato derivado de fontes naturais, com baixíssimo índice glicêmico e que fornece energia por muito mais tempo do que os carboidratos comuns. 

Extraído da beterraba, essa substância passa por um processo enzimático e se torna muito mais resistente à metabolização.

É por conta desse procedimento que a absorção dela é mais lenta e, consequentemente, fornece energia por mais tempo e de forma constante.

Apesar das pessoas terem medo do consumo de açúcares ou carboidratos quando estão em uma rotina de exercícios físicos, a verdade é que eles são essenciais para que a energia seja suficiente para todas as atividades.

Então, para os atletas, principalmente para aqueles que fazem os exercícios durante um longo período de tempo, se faz necessário o armazenamento de energia. 

E para quem não faz exercícios físicos com frequência ou busca perder peso, o consumo dessa substância promove uma satisfação e sensação de saciedade prolongada, o que evita a ingestão excessiva de comida.

Quais os benefícios da palatinose?

Um dos principais benefícios é trazer um nível glicêmico constante para o sangue e mantê-lo durante um determinado período de tempo. Isso evita que os músculos entrem em fadiga rapidamente e fornece a energia necessária para que a pessoa consiga completar o seu treino.

Entre outros benefícios, temos:

  • melhora na performance dos treinos longos;
  • estímulo da queima de gordura;
  • manutenção dos baixos índices de insulina;
  • redução da sensação de fadiga;
  • não provoca cáries e não possui adoçantes artificiais.

Para que serve e como funciona o suplemento isomaltulose?

Quando ingerimos uma fonte de carboidrato comum, como os açúcares, o nosso corpo acaba absorvendo essa fonte de energia de uma maneira muito rápida, elevando o nível de glicose do sangue, transformando-o em pico glicêmico.

Nesse momento, o corpo libera uma grande quantidade de insulina para conseguir levar toda essa glicose para as células e gerar energia. Esse pico de energia rápida é seguido rapidamente por uma queda brusca, acompanhada de alterações de humor, fome e fadiga.

Já com a palatinose – que possui uma ligação molecular diferenciada dos açúcares comuns –, é diferente, pois ela é absorvida lentamente, sem gerar picos de energia ou glicêmicos. O resultado disso é mais energia física e mental por um tempo maior.

Servindo principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos com frequência e regularidade, a substância permite que os músculos oxide mais energia e possa ser exercitado de forma contínua.

A palatinose ajuda no emagrecimento? 

A palatinose ajuda com o fornecimento da glicose, fazendo com que esse ganho ocorra de forma constante e estável, sem picos ou quedas no índice glicêmico. 

Com isso, o nosso cérebro entende que estamos satisfeitos e não envia nenhum pedido por mais calorias. 

Dessa forma, a sensação de saciedade é constante e, automaticamente, comemos menos e reduzindo o ganho de gordura.

Sem o pico de glicemia, a libertação de insulina também é menor, permitindo que o corpo queime gordura para obter energia e ganhar mais massa muscular.

Agora, quando isso não acontece e não se adere a substância na dieta, pode desencadear aquela vontade de comer um doce logo após o almoço que já foi rico em carboidratos, com o consumo de massas, pão e arroz, por exemplo.

Como tomar a palatinose?

Antes da atividade física, o recomendado é misturar até 15g em água, em suco ou em qualquer tipo de suplemento da sua preferência. 

Ela é mais conhecida por pessoas que fazem exercícios físicos em academias, mas também pode ser utilizada em receitas, como um substituto do açúcar comum. 

Além disso, como não causa pico glicêmico e nem de insulina, essa substância é indicada para pessoas com diabetes e pode ser consumida também por crianças.

Existe algum efeito colateral causado pelo uso da substância isomaltulose?

O consumo exacerbado e com doses acima de 50g pode levar a um quadro de diarreia, já que esse carboidrato atrai água para o intestino. Além disso, o suplemento pode causar enjoo em algumas pessoas devido a sua digestão lenta.

Lembre-se sempre de ingeri-lo na fase de treinos para acostumar a digestão e evitar surpresas.

A palatinose, além de muito funcional, é uma excelente fonte de energia para garantir os melhores resultados em seus treinos. É importante associar a suplementação com uma alimentação balanceada e com fontes de proteína de valor. Um nutricionista pode te ajudar na melhor recomendação de consumo!

Agora que você já sabe o que é a palatinose e como ela influencia em sua energia, fique por dentro também de todas as dicas de alimentação do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!