OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
saiba para que servem os probióticos

Para Que Servem Probióticos — O Que São e Como Tomar?

Eles estão presentes em iogurtes, leites fermentados e suplementos. Mas, afinal, você sabe para que servem os probióticos? Ao contrário das vitaminas e minerais, que são nutrientes, eles são microorganismos.

Os probióticos são bactérias benéficas que fazem muito bem para o organismo. Quando eles estão em falta, pode haver um desequilíbrio devido a multiplicação dos microorganismos nocivos. Entenda mais neste artigo!

Para que servem os probióticos?

Quer saber para que servem os probióticos? Então, confira estes benefícios que eles podem fazer pela sua saúde!

Aumentar a imunidade

Quando os probióticos chegam ao intestino, eles fazem com que as células de defesa fiquem em alerta. Consequentemente, a resposta imunológica se torna mais rápida, o que ajuda a evitar uma série de doenças.

Resolver problemas intestinais

A maior parte da atuação dessas bactérias acontece no intestino. Por isso, quem está com a flora intestinal saudável não costuma ter problemas, como constipação e diarreia.

Melhorar a pele

Devido à atuação no intestino, os probióticos ajudam a eliminar toxinas, o que também reflete na pele. Sem contar que eles combatem a dermatite atópica e os processos inflamatórios que causam lesões. O resultado é uma cútis mais viçosa e bonita.

Garantir bem-estar

Diversos estudos, incluindo da Universidade Cork, na Irlanda, já concluíram que existe uma relação entre a saúde do intestino e o cérebro. Nesse sentido, há algumas bactérias capazes de produzir moléculas precursoras de serotonina, isto é, hormônios fabricados no intestino e no cérebro, associados com a sensação de bem-estar.

Auxiliar na absorção de vitaminas

Quando o intestino está equilibrado, as bactérias nocivas disputam menos pelos nutrientes. Sem contar que os probióticos ajudam ainda a produzir vitaminas do complexo B.

Como consumir os probióticos?

Existem no mercado vários produtos que possuem probióticos, como iogurtes, leites fermentados e, até mesmo, sachês. Porém, é indicado que haja cautela na hora do consumo.

O excesso dessas bactérias também pode comprometer o epitélio intestinal, uma camada fina de células que ajuda a proteger o organismo. Então, é necessário consumir apenas a dose recomendada pelo fabricante ou, ainda, buscar auxílio de um profissional.

Quando associados a uma dieta balanceada, os probióticos podem trazer muitos benefícios para a saúde. Mas, sozinhos, eles não são capazes de trazer todas essas vantagens.

Agora que você já sabe mais sobre para que servem os probióticos, que tal começar a se alimentar melhor? Confira outras dicas da OtimaNutri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!