OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares

Pré-Treino x Pós-Treino – Entenda As Diferenças E Os Benefícios da Suplementação

Quando se trata de melhorar a qualidade e os resultados dos exercícios físicos, a alimentação e os suplementos de pré e pós-treino são fatores essenciais para alcançar as suas metas.

Uma dieta balanceada influencia diretamente nos resultados do seus treinos, além de que os suplementos indicados são cruciais para preparar o seu corpo e repor os nutrientes. Para entender melhor a diferença e os benefícios das suplementações, reunimos informações sobre:

  • a diferença entre pré e pós-treino;
  • qual suplemento escolher;
  • a importância do acompanhamento profissional para uma alimentação balanceada;
  • o que fazer além de tomar suplementos alimentares.

Qual a diferença entre pré e pós-treino?

Como os seus respectivos nomes já mencionam, os suplementos pré e pós-treino são especialmente desenvolvidos para serem tomados antes ou depois da realização de exercícios, além de suplementar os compostos químicos essenciais para o organismo.

Dessa forma, o nosso corpo poderá desenvolver melhor os resultados esperados – seja no ganho de massa muscular, perda de peso ou energia extra para praticar os exercícios.

Para entender melhor a diferença entre esses suplementos e porque é importante tomá-los nos momentos certos, confira um pouco mais sobre cada um deles:

Suplementação pré-treino

O principal objetivo do suplemento pré-treino é estimular e aumentar o desempenho físico durante a série de exercícios.

Com foco principalmente no ganho de energia, a vasta maioria dos suplementos alimentares de pré-treino possuem estimulantes como cafeína e aminoácidos, do grupo BCAA, além de outros componentes eficazes em diminuir a fadiga dos músculos.

Geralmente os suplementos que são escolhidos para consumo de pré-treino são aqueles à base de:

  • cafeína – ajuda bastante na concentração, facilita a queima de gordura e acelera o metabolismo;
  • creatina – melhora o rendimento físico e auxilia no ganho de massa muscular.

Para alcançar os resultados desejados, é necessário escolher bem o seu suplemento, manter um acompanhamento especializado regularmente e seguir todas as recomendações à risca.

Além disso, é importante atentar-se à alimentação. Antes de treinar, o corpo precisa de carboidratos, de preferência aqueles que liberam energia mais rápido, sendo eles os carboidratos de maior índice glicêmico – encontrado em frutas, na batata doce e no mel, por exemplo.

Suplementação pós-treino

Já com os suplementos pós-treino, o objetivo é não perder os resultados alcançados com a prática de exercícios e garantir a recuperação dos músculos e corpo para o próximo treino, procurando manter o mesmo padrão de aproveitamento.

Eles são importantes para as pessoas que buscam resultados em crescimento e definição da musculatura, pois proporcionam todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o corpo após as atividades.

Ao realizar exercícios físicos, os músculos passam por um processo de renovação, que promove a reconstrução dos tecidos. Nesse processo, os suplementos – como o famoso whey protein – ajudam os tecidos reconstruídos a possuírem uma maior quantidade de proteínas, garantindo a firmeza e definição desejada.

Dentro os maiores benefícios da suplementação depois de treinar, estão:

  • a manutenção e regeneração da massa muscular do atleta;
  • reposição dos seus nutrientes;
  • recuperação dos tecidos musculares.

Qual suplemento escolher?

As pessoas recorrem à suplementação, muitas vezes, por conta de sua eficácia e praticidade.

Antes dos treinos, invista em compostos termogênicos, responsáveis por elevar a temperatura e a taxa metabólica do corpo, facilitando a queima de gordura e repositores glicogênio – ainda mais se forem exercícios de alta intensidade.

Para depois dos seus treinos, é importante focar nos suplementos de recuperação, como antioxidantes e compostos protéicos que protegem o corpo da ação dos radicais livres produzidos durante a atividade.

O acompanhamento profissional para uma alimentação balanceada é importante?

Se você chegou até aqui em busca da resposta para saber se o acompanhamento de um médico, nutricionista ou personal trainer é importante para manter uma boa alimentação, a resposta é: sim!

Apesar dos suplementos pré e pós-treino serem ótimos aliados para que você consiga alcançar os seus objetivos e a definição do corpo dos sonhos, ter o acompanhamento de um profissional qualificado no assunto é muito importante.

Quando falamos de suplementos alimentares, não existe uma receita ou fórmula mágica, pois, cada pessoa tem um corpo e organismo diferente e que dependem de diversos fatores. 

Sendo assim, apenas um profissional é capaz de indicar quais são os melhores suplementos e quais os indicados para o seu metabolismo e objetivo.

O que fazer além de tomar suplementos alimentares?

Aliar os suplementos com a alimentação, boa hidratação e ter dias de descanso também são a chave para um desenvolvimento muscular eficaz.

Sobre se alimentar corretamente, você já viu nossas dicas por aqui. Já com relação à boa hidratação, ela é essencial, pois a água é um dos elementos mais importantes para o nosso organismo, principalmente quando há uma perda grande por conta do suor.

Por fim, toda atividade física demanda esforço físico e uma rotina de sono saudável, de pelo menos oito horas, para que o corpo consiga descansar e trabalhar na recuperação muscular.

Agora que você sabe a diferença entre o pré treino e o pós-treino, confira os melhores suplementos para hipertrofia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!