OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares
rotina de exercícios

Aprenda Como Criar uma Rotina de Exercícios

Quer começar a praticar alguma atividade física, mas ainda não sabe como começar? Não se preocupe! Neste artigo, você verá dicas para criar a sua rotina de exercícios. 

Dessa forma, você poderá tirar o seu plano do papel e se tornar uma pessoa muito mais saudável. Continue a leitura para saber mais!

 

Como criar uma rotina de exercícios?

Antes de mais nada, é importante que você saiba que o primeiro dia é sempre o mais difícil. Além disso, vale mais a pena preparar uma rotina de exercícios com alguns minutos diários do que se dedicar sem descanso apenas um dia. 

 

Esses são os grandes segredos de quem pratica exercícios. As pessoas não desistem após o primeiro dia e respeitam o próprio ritmo. Veja agora dicas para se organizar: 

 

Defina seus objetivos

O que você mais deseja: perder peso, ganhar massa ou ganhar disposição? Muitas vezes, as pessoas têm mais de um objetivo, como diminuir medidas e ter mais ânimo. 

 

Para quem quer perder peso, por exemplo, é interessante apostar nos exercícios aeróbicos que gastam bastante calorias. Já a musculação é ideal para quem quer modelar o corpo e ganhar massa magra.

 

Descubra o que gosta

Há quem adore usar os equipamentos da academia e quem deteste. O importante é lembrar que existem diversos exercícios, para trabalhar diferentes partes do corpo.

 

Quem quer emagrecer e não gosta de correr, por exemplo, pode optar pela dança ou outra atividade similar. Há várias opções, e com certeza alguma irá agradar você. 

 

Comece aos poucos

Se hoje você é uma pessoa sedentária, dificilmente, conseguirá cumprir uma rotina de exercícios rígida. Isso só irá gerar estresse e frustração. 

 

Por isso, prefira começar aos poucos. Faça 15 minutos de atividades em um dia e veja como se sente. Aos poucos, você poderá aumentar o tempo e a intensidade. Lembre-se de que nem os atletas começaram a treinar no ritmo que estão hoje. Tenha paciência com o seu corpo!

 

Faça um cronograma

Para manter a organização, que tal fazer um cronograma? Isso ajudará você a enxergar os exercícios que serão feitos, além dos que você já cumpriu — garantindo assim mais motivação. 

 

Alimente-se bem

De nada adianta ser uma pessoa regrada com os exercícios, se a sua dieta não acompanhar. As atividades não dão resultado sozinhas, mas, sim, com uma alimentação saudável e balanceada e pensando nisso é interessante conhecer mais sobre como fazer um pré-treino.

 

Quer saber mais sobre como manter uma rotina cheia de saúde? Veja outros conteúdos da OtimaNutri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!