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Tipos de Suplementos para Quem Faz Academia: Aprenda a Tomar a Suplementação Correta

Se você é amante de atividades físicas, já deve ter percebido que existem vários suplementos para quem faz academia. Diante dessa diversidade, é importante entender um pouco sobre os produtos antes de comprá-los.

Afinal, mesmo que tenham algumas propriedades semelhantes, como o aumento de energia, a função de cada suplemento é diferente. Então, para alcançar o seu objetivo é necessário fazer a suplementação correta. Saiba mais neste artigo!

Quais são os tipos de suplementos para quem faz academia?

Assim como outros produtos, os suplementos para quem faz academia podem ser divididos de acordo com o benefício principal que oferecem. Veja só!

Suplementos para o aumento de massa muscular

Para quem deseja ganhar massa muscular, o ideal é apostar em alimentos e produtos ricos em proteína. Esse nutriente ajuda a evitar o catabolismo — processo em que ocorre a degradação dos músculos após uma atividade física. Além disso, os compostos de carboidratos também são necessários.

Entre os suplementos protéicos, o mais popular é o Whey Protein. Ele possui cerca de 20 aminoácidos essenciais para a reconstrução muscular. Como o Whey pode ser encontrado em versões com sabor, muitas pessoas o utilizam no leite, em shakes ou em outras receitas.

O Whey Protein é derivado do leite e, por isso, não é recomendável para quem tem intolerância à lactose. Porém, esses indivíduos podem tomar outros suplementos de proteína, como glutamina, albumina e caseína.

Suplementos para emagrecer

Embora não exista uma fórmula mágica para emagrecer, a combinação de exercícios, dieta equilibrada e um suplemento que ajudam na queima de gordura. Os produtos que têm essa função são os termogênicos.

A termogênese é o processo em que o organismo transforma nutrientes em energia, sendo que o mais utilizado é a gordura. Então, ao consumir alimentos e produtos que facilitam essa ação, o metabolismo é acelerado, favorecendo a perda de peso.

Os suplementos termogênicos devem ser consumidos nos dias de treino e, mesmo assim, de maneira moderada e aconselhada por um especialista. Antes de dormir, por exemplo, o produto pode causar insônia. Além disso, sem o devido cuidado, ele pode causar o aumento dos batimentos cardíacos.

Suplementos para aumentar a energia

Outros suplementos para quem faz academia muito importantes são aqueles que dão energia. Afinal, isso ajuda a manter uma boa rotina de exercícios e melhor performance.

Existem diversos produtos que garantem esse benefício, incluindo o Whey Protein que é eficaz ainda para o ganho de músculos. Outro exemplo é a creatina que está envolvida no processo de produção de ATP, molécula de energia usada pelo corpo.

Quem consome creatina tem mais resistência ao esforço. Ou seja, a pessoa não se sente tão exausta por carregar uma carga, como se sentiria caso tivesse o nutriente em falta. Consequentemente, a atividade física é melhor aproveitada.

A maltodextrina também é uma grande fornecedora de energia. Esse suplemento é composto de um amido que tem absorção muito rápida. Então, quem o ingere antes do exercício ganha um gás a mais para treinar.

Tanto o Whey Protein quanto a maltodextrina possuem calorias na fórmula. Por isso, é importante ter uma atenção especial para que a substância não se transforme em gordura indesejada.

Como escolher o suplemento certo para fazer academia?

Como visto, não existe apenas um suplemento para cada objetivo, sendo que alguns produtos garantem mais de um benefício. Para acertar na escolha e na dosagem, é necessário consultar um nutricionista ou médico.

Vale notar que cada indivíduo possui uma necessidade específica que varia de acordo com o peso, treino, idade, alimentação e até saúde. A maltodextrina, por exemplo, pode elevar a quantidade de açúcar no sangue, portanto, quem é diabético não deve tomar o produto por conta própria.

Todos os suplementos possuem contra-indicações e um jeito certo de serem tomados. Por isso, é importante conversar com um especialista para saber qual é o ideal para os seus objetivos.

Quando associados a uma rotina de exercícios e dieta balanceadas, os suplementos para quem faz academia podem trazer vários ganhos, não apenas estéticos, mas também para a saúde.

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