OtimaNutri - Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares

Tomar BCAA Engorda? Conheça Para Que Serve BCAA e seus Benefícios

Por ser um dos suplementos mais populares, muitos praticantes de atividade física se perguntam se o BCAA engorda. A resposta é não, o que esse composto faz é aumentar a massa muscular.

Antes de decidir se esse é o suplemento ideal para o seu treino, é importante entender como ele age no organismo. Saiba mais neste artigo!

Como o BCAA age no corpo?

O BCAA é uma sigla para Branched Chain Amino Acids, o que em português significa aminoácidos de cadeia ramificada. O suplemento contém leucina, isoleucina e valina — três dos aminoácidos essenciais para o organismo.

Quem pratica atividade física regular faz com que o organismo entre em estado catabólico, o que ocorre quando ele começa a utilizar as reservas para repor energias. Assim, a síntese de proteína também é paralisada.

É nessa situação que o BCAA age. Ele impede que os músculos entrem em catabolismo, preservando, assim, a massa magra e permitindo a hipertrofia.

BCAA engorda ou emagrece?

Muitas pessoas procuram saber se o BCAA engorda, pois esse costuma ser um efeito indesejado. O suplemento não engorda, porque não possui carboidrato, nem faz com que o apetite aumente.

Porém, o uso do composto pode fazer com que os ponteiros na balança subam. Isso se deve ao aumento de massa magra e não de gordura.

Além disso, o BCAA também não tem como resultado direto o emagrecimento, já que não é termogênico. Mesmo assim, ele pode ajudar a acelerar o metabolismo e diminuir a sensação de esforço durante a atividade física, permitindo que o praticante se exercite mais e, consequentemente, perca mais calorias.

Quais são os benefícios do BCAA?

O BCAA está presente em diversos alimentos, como carnes, ovos e leguminosas. Porém, quem realiza atividade física regular pode precisar da suplementação — que deve ser indicada por um médico ou nutricionista.

Esse composto de aminoácidos possui uma série de benefícios para o organismo. Estes são os principais:

  • estimula a síntese de proteínas;
  • ajuda no ganho de massa muscular e na hipertrofia;
  • controla a fadiga, o que faz com que o treino seja melhor aproveitado;
  • melhora a imunidade;
  • auxilia no processo de cicatrização muscular;
  • é de rápida absorção;
  • reduz as dores do pós-treino;
  • previne doenças hepáticas.

O BCAA é encontrado em cápsulas, pó e na forma líquida. Para potencializar os efeitos dele, é necessário manter uma dieta balanceada com os demais nutrientes importantes para o organismo.

Agora que você já tirou a sua dúvida sobre se tomar BCAA engorda, confira outros conteúdos sobre suplementação e hábitos saudáveis aqui no Blog de Nutrição e Suplementos Alimentares OtimaNutri!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se e receba nossas dicas e promoções!