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treino funcional

Treino Funcional: O que é, Benefícios e Quem Pode Fazer?

O treino funcional consiste em um conjunto de exercícios que trabalha todo o corpo. Diferentemente da musculação, que é focada nos músculos, e em outras práticas, esse treino é mais dinâmico, pelo fato de exercitar várias partes de uma só vez.

Quer entender como isso funciona e se é vantajoso para você adicionar na rotina? Então, continue a leitura do artigo para saber:

  • o que é o treino funcional e como é feito?
  • quais são as vantagens do treino funcional?
  • quais são os exercícios do treino funcional?
  • quem pode fazer um treino funcional?

O que é o treino funcional e como é feito?

No treino funcional, não é necessário utilizar máquinas ou equipamentos robustos. Grande parte dos exercícios é praticado usando o peso do próprio corpo.

Por conta dessa característica, é um treino que exige mais concentração, já que o praticante precisa de atenção em cada movimento. Na musculação, por outro lado, os aparelhos de certa forma ajudam os praticantes.

Como não requer toda uma aparelhagem, esses exercícios podem ser realizados em casa. Então, se você não puder ou quiser ir até uma academia, não tem problema. Ainda assim, você poderá praticar uma atividade física e garantir os benefícios que ela proporciona à saúde.

treino funcional

Quais são as vantagens do treino funcional?

O treino funcional garante várias vantagens para a saúde e o bem-estar. Veja só!

Fortalecimento muscular

Um dos grandes benefícios do treino funcional é o fortalecimento muscular. Os movimentos realizados nesse tipo de exercício permitem ativar muitas fibras, deixando o corpo mais firme.

Diminuição da dor nas costas

O treinamento funcional atua diretamente na região do core, ou seja, no cinturão que liga as regiões lombar, pélvica e quadril. Por conta disso, as atividades ajudam a estabilizar essa parte do corpo, fazendo com que as dores nas costas sejam menos frequentes. Consequentemente, o indivíduo ganha mais qualidade de vida.

Melhora da postura

A melhora da postura também é algo que você pode conseguir com o treino funcional. Como você terá que fazer determinados exercícios, isso ajudará o seu corpo a se manter mais alinhado. Porém, não adianta apenas treinar se no restante do dia você ficar em posições tortas.

Ajuda a ter mais coordenação motora

Muitas atividades funcionais ajudam a ter mais equilíbrio e coordenação motora. Esse é o caso do agachamento unilateral, em que você desce com uma perna, enquanto a outra permanece apoiada atrás do joelho.

Garante mais flexibilidade

Por envolver movimentos que precisam ser feitos com amplitude total (ou seja, mais abertos), o treino aumenta a flexibilidade. Isso é ainda mais evidente em pessoas mais velhas que costumam se sentir “travadas” com frequência.

Emagrece

Dependendo do exercício e da intensidade praticada, é possível gastar até 800 calorias em um treino funcional voltado para o emagrecimento. Mas vale notar que isso pode ser diferente de individuo para individuo, até porque cada um tem as suas limitações e particularidades.

Alivia o estresse

Assim como outras atividades físicas, essa também ajuda a aliviar o estresse. Isso ocorre porque durante os exercícios o corpo libera endorfina, substância relacionada com o bem-estar. Dessa forma, depois de fazer os movimentos, você sentirá uma sensação de felicidade.

Quais são os exercícios do treinamento funcional?

Agora que você entendeu as vantagens desse tipo de treino, que tal saber exatamente o que pode fazer?

Confira alguns exemplos interessantes para começar em casa:

  • prancha: neste exercício, você deve se deitar de barriga para baixo com as pernas esticadas e apoiadas nos dedos dos pés. A coluna precisa ficar reta, enquanto os braços ficam flexionados e apoiados nos cotovelos. Você pode permanecer na posição por 30 segundos durante três vezes;
  • corrida estacionária: é o movimento que simula uma corrida, mas sem que você precise sair do lugar. Então, nem precisa ter muito espaço, ok? O importante é posicionar o joelho em um ângulo de 90 graus e se exercitar durante 30 segundos três vezes;
  • agachamento livre: nesse exercício, você deve esticar os braços na largura dos quadris e descer lentamente.

Esses são apenas alguns exercícios de muitos que você pode fazer. Viu como são simples e podem ser praticados em casa?

Quem pode fazer um treino funcional?

Outra vantagem do treino funcional é que ele pode ser feito por qualquer pessoa, incluindo mulheres grávidas e idosos. No entanto, caso você tenha alguma condição específica de saúde ou limitação, é válido consultar antes um médico ou educador físico.

Vale notar que não importa a intensidade do exercício que você faz, mas, sim, praticá-lo da maneira correta. Caso contrário, você poderá se machucar.

Quer começar a treinar agora? Então, veja aqui como deixar de ser sedentário e invista na sua saúde!

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