Para quem procura saber qual a diferença entre o Whey Protein Concentrado, Hidrolisado e o Isolado, neste artigo trouxemos essas informações e também quais são as vantagens de cada um desses tipos de suplementos.
Caracterizado por ter uma proteína extraída do soro do leite é muito famoso atualmente entre os praticantes de atividades físicas, em especial, os adeptos à musculação, o Whey é uma ótima ferramenta para auxiliar você a atingir os objetivos e os resultados que deseja.
Neste artigo, você verá:
- as diferenças entre whey protein concentrado, hidrolisado e isolado;
- indicações e contraindicações para o uso do Whey Protein;
- qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular ou emagrecer;
- qual a melhor forma de tomar Whey Protein.
As diferenças entre Whey Protein Concentrado, Hidrolisado e Isolado
Os suplementos são uma forte base para garantir proteínas de qualidade, sendo fontes de aminoácidos como BCAA e Glutamina.
Eles são altamente digeríveis e de rápida absorção, estimulando a síntese pelo sangue e por tecidos, ideias para situações de estresse metabólico, pois estimulam os músculos às adaptações hipertróficas.
Para entender melhor a diferença entre esses suplementos e as suas vantagens, reunimos algumas informações essenciais que você precisa saber sobre o Whey Protein Concentrado, Hidrolisado e Isolado. Confira:
Whey Protein Concentrado
Para quem opta pelo suplemento concentrado, é necessário saber que ele passa por menos processos de filtragem, sendo considerado então uma proteína mais grossa e sem muitos preparos. Logo, as moléculas da proteína são maiores e, por conta disso, a digestão é mais lenta.
Com isso, o corpo também mantém a nutrição por um tempo maior.
Além disso, a composição do Whey Protein Concentrado pode conter pedaços de carboidratos, gordura e lactose. Conforme os níveis de proteína diminuem, os índices de gordura e lactose aumentam. Logo, esse tipo não é recomendado para quem tem intolerância.
A grande vantagem desse tipo de suplemento é dar um nível proteico combinado com os aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) de forma equilibrada, já que ele pode conter entre 25% a 89% desses elementos.
Whey Protein Hidrolisado
O Whey Protein Hidrolisado é aquele com melhor processo de digestão e isso acontece porque as proteínas passam por um processo chamado de hidrólise, onde as cadeiras de proteína são quebradas em segmentos menores, garantindo maior velocidade na digestão e absorção, sendo perfeito para quem busca ganho de massa muscular.
A maior vantagem desse tipo de suplemento é que ele não contém lactose. Também contém proteínas de altíssima qualidade (99% delas), provocando menos reações alérgicas.
Costuma custar um pouco mais caro justamente por agir de forma mais rápida.
Whey Protein Isolado
A grande diferença e vantagem do Whey Protein Isolado é que o seu processo de filtragem das proteínas é mais rígido, eliminando o colesterol, gorduras e lactose, por isso os níveis de proteína costumam ser maiores.
A alta concentração proteica do suplemento isolado pode chegar a 90% ou mais, ajudando na definição, construção muscular e emagrecimento.
Então, entendemos que a grande diferença entre esses três tipos de Whey Protein são os seus tempos de digestão e absorção, alguns podem conter lactose em suas fórmulas e neste caso é necessário atenção redobrada para quem for intolerante.
Indicações e contraindicações para o uso do Whey
Você já viu as diferenças, mas, então, para quem é indicado o uso de suplementos concentrados, isolados e hidrolisados?
Eles são principalmente indicados para atletas, principalmente para aqueles que buscam o ganho de massa muscular.
Porém, existem vários estudos realizados pelos pesquisadores da Universidade de Newcastle, em 2017, que afirmam que tomar o suplemento antes do café da manhã ajuda também a prevenir a diabetes.
As principais contraindicações são para os alérgicos às proteínas lácteas, para os que possuem predisposição à litíase renal (os cálculos renais), pacientes com câncer e também aqueles que possuem desconfortos gastrointestinais (gases e dores abdominais) em resposta ao consumo. É necessário consultar um médico nestes casos.
Podemos afirmar que os suplementos que possuem proteínas completas e de alta qualidade são fundamentais para a nossa saúde. Para saber quando tomar e qual a dosagem certa, é necessário consultar um nutricionista para adaptar o uso à sua rotina.
Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular ou emagrecer?
O Whey que vai ajudar você é aquele que depende da sua necessidade física e também nutricional. Todos eles são ótimos para o ganho de massa muscular, repor proteínas e nutrientes, com apenas algumas particularidades e características como citamos no decorrer do artigo.
O Whey Protein Concentrado, por exemplo, é o melhor para quem precisa de proteína com custo-benefício, não contendo nenhum tipo de restrição a carboidratos, gorduras ou lactose.
Já os suplementos Hidrolisados e Isolados possuem uma absorção mais rápida, sendo mais indicados para ingerir antes dos treinos e garantir nutrientes para os músculos.
Qual a melhor forma de tomar Whey Protein?
O suplemento é vendido em cápsulas ou em pó para shakes — que é a forma mais comum. Não existe uma melhor forma ou regra que você deve seguir para tomá-lo, só lembre-se de que tudo depende do seu objetivo e resultados que deseja alcançar.
Os Wheys que possuem uma digestão mais rápida, é melhor e mais indicado para a ingestão no pós-treino, já o de digestão mais lenta pode ser ingerido antes de dormir ou dos treinos.
Nunca tome mais que a quantidade indicada pelo profissional que irá lhe acompanhar nesse processo. Quando ingerido em quantidades maiores do que a necessária, o suplemento pode acumular a energia gasta no tecido adiposo.
Agora que você já sabe as diferenças entre o Whey Protein Concentrado, Hidrolisado e Isolado, fique por dentro também sobre quais são os melhores suplementos para definição muscular!